Plural | Solombra

solombra

 

Embora o título da primeira edição da Revista Plural de 2015 nos remeta diretamente a Cecília Meireles e seu punhado de versos a explicar a escuridão… que é a morte e também a vida — porque sabia a poeta, assim como sabem alguns de nós, que uma coisa depende da outra — foi em Pizarnik que encontrei o mote para alinhavar as palavras que irão compor as páginas de nossa revista literária.

Citar Solombra enquanto palavra é fácil, mas, navegar pelo sentindo aprisionado que ela nos oferece, revelou-se tratar de um delicioso desafio…

A palavra solombra foi salva da extinção pela poeta, já que os catedráticos que “cuidam da língua” a fizeram mais simples, sendo apenas “sombra”… esse rastro que a luz deixa no chão, sem peso ou drama: apenas um desenho de coisas que podem ser atravessadas pelos corpos e suas massas…

A partir da palavra original, a poeta arrasta para dentro de si um sem-fim de sentidos e significados únicos. Trata a morte como sendo a mais indigesta solombra. E o peso que se atribui a isso só se explica através da leitura de seus versos.. também é solombra a noite que abraça os olhos. O silêncio e a falta de ânimo. A quietude. A dor… a palavra, o papel, a mesa onde se escreve, a cama onde se deita, o sonho que vira pesadelo. Os olhos fechados e a manhã que desperta, sem que a gente de fato a perceba enquanto aurora no lado de dentro da derme, em estado de fadiga…

Ao ler os versos da poeta: “dizer com claridade o que existe em segredo | Ir falando contigo e não ver mundo ou gente | E nem sequer te ver, mas ver eterno o instante | No mar da vida ser coral de pensamento”, embarquei nessa viagem e, de repente, estava nos braços de Pizarnik, onde fiquei enquanto começava a desenhar — em minha mente — esse caldeirão onde os ingredientes se somam: as páginas da Plural.

 

“explicar com palavras desse mundo
que partiu de mim um barco levando-me”

 


 

Revista Plural Solombra

Revista-Plural.jpg

Anúncios

Um comentário em “Plural | Solombra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s