La Bottega di Lunna

Por Adriana Aneli


“As águas dos mapas são mais silenciosas que a terra,
deixam a ela a conformação de suas ondas”

Elizabeth Bishop

 


 

Aprendi, tomando um gelato no Le Bottegheplural de bottega —, do italiano: “oficina artesanal e artística, onde o mestre trabalha ao lado de seus discípulos”. E aprendi, discípula, ao lado de mestres… que a vida deve ser levada assim: de modo artesanal.

Mas, para se fazer algo artesanal, é preciso dispor do bem mais raro do milênio: tempo.

Na dedicação integral deste bem precioso, Lunna e Marco Guedes criaram a proposta Plural de uma revista de literatura: feita sob o olhar diferenciado… na busca do projeto, do título, na escolha dos autores. O exercício incessante da criatividade dialoga com cada página, costura linhas, apura miolo e impressão: aí começa o dobra-recorta-cola-costura-amarra — e a revista está pronta para ganhar o mundo.

Em 2016, homenageamos o iluminismo com a Plural 1900 — releituras de Baudelaire e Henri Matisse. Depois, navegamos com La Barca em nosso mar indomável de sensações: a solidão abissal de Edward Hopper. Em seguida, ouvimos lamentos antigos, a voz de W. H. Auden, um convite para dançar (sonhos de Kurosawa?) em nosso funeral Blues.

Para fechar o ano, a vez é da Plural North and South… e, nela, o diário de Elizabeth Bishop ganha novas páginas.

Nesta edição, colhemos impressões de nossas viagens… as cidades que nos habitam. São os olhares de Lunna, Emerson, Caetano, Marcelo, Tatiana, Cecília, Sara, Manoel, Joakim, Obdulio, Adriana(s), Claudinei, Edmilson, Ingrid, André, Virgínia, Alexandre, Rebecca, Gabriel, Flávia, Mariana(s) que traçam este norte-sul — mapa particular de vivências em prosa e verso… a ousadia de lançar âncora em mares plurais.

Plural é o milagre da multiplicação do tempo. A arte de fazer e refazer quantas vezes forem necessárias, para que a vida fique 100%… artesanal.

Anúncios

Um comentário em “La Bottega di Lunna

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: