Coluna Plural | Onde está Wally?

Por Adriana Aneli

 

Não sei você, mas eu estou exausta.
Todo o excesso me abarrota: informações-gestos-certezas-intenções-imposições me jogam nesta ressaca.
Entre anúncios de carros que não cabem na garagem, eletrodomésticos que não cabem na rotina, imóveis que não cabem na cidade, estilos que não cabem na existência e dívidas que não cabem no orçamento, sobrevivo assombrada.
Tento uma fuga clichê e entro na livraria do shopping. Ali, a derradeira avalanche: capas e títulos, cores e letras, best sellers e poket books. Prateleiras – com seus últimos requentamentos e saldões – me intimidam. Assisto a capacidade de criação e de autoria de pensamento ser devoradas pelo consumo.
[A vendedora dá as costas para mim; ela sabe que seus livros não cabem na minha alma].

 


Paris para dois um resume minha má vontade: a solidão ganhou código de barras. Na Era Sex and the city a individualidade não passa de uma mercadoria pela qual já não podemos pagar.
Somos. Somos? Somos CPFs individuais e números de cartão de crédito, vigiados e estudados 24 horas por dia. Nossos rostos se repetem em cabelos roxos e piercings espetados. A desesperada tentativa de ser Anomalisa contra a massificação, coelhos brancos em caça predatória. O marketing.
Perco a ilusão: aqui ou em Paris, leremos os mesmos livros, comeremos nos mesmos fast foods e catalogaremos os mesmos selfs de cartão postal. Dores lancinantes; cenários tão banais.

4 comentários em “Coluna Plural | Onde está Wally?

Adicione o seu

  1. Em tempos de crise até quem não é consumista se descobre endividado por tentar manter as prioridades como educação de qualidades para os filhos e saúde.
    Sobre os livros existem duas coisas MARAVILHOSAS que são as bibliotecas e o SEBOS, em Belo Horizonte compro livros por 10 reais! Adooooooooorooooooooooooooo

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

