Coluna Plural | Meu livro de cabeceira

Por Adriana Aneli

 


Livros são muitos… e exatamente por isso eles têm que se diferenciar, conter algo que os saque do orfanato — da livraria e de suas prateleiras medonhas. Livro tem que ter algo de minoria, de quase esquecimento e espera para ser descoberto… Um quê de poeira e relíquia torna um livro especial. Basta olhar para ele, que lhe devolve seu olhar de gato de botas: a beleza irresistível da exclusividade.

Tomei por hábito garimpar pelos sebos de São Paulo em busca de autores e títulos que ninguém conhecia. A verdade é que era eu que conhecia bem poucos, e, também por isso colecionei minhas “raridades”: uma primeira edição, um exemplar numerado, outro costurado à mão, de pele de carneiro, edição de autor, ainda outro meio embolorado…

A busca se agravou com a ascensão do mercado de best sellers e livros digitais franqueados na internet. Antigos ou novos, modernos ou tradicionais, o livro de artista me cativa. É ele que tem passaporte carimbado para a minha escrivaninha.

Assim me deparei com este: poemas. Um guia de sobrevivência para os tímidos, desengonçados pela vida, recompensados pelo amor.

Pequeno, 18 x 11, uma delicadeza de capa. Nele, o autor compõe em versos sua opereta. São quatro atos: Abertura, Árias, Sacros mistérios, Finale.

Trinta poemas inauguram a trama do bufarinheiro: prenúncio de mudança ou de morte, cartas sobre a mesa “feito punhal escuro/em cérebro vazio”. Prossegue, “vesgo de si” desde menino, metido aos tropeços em questões de estado, escapa-se por lembranças que dançam, luz e sombras de Gershwin, Lecuona, Franz Biber, Stefano Landi, Herivelto Martins e Dalva de Oliveira… — “toca essa porra de novo, ¡sam!”.

Ao finale, encolhidos pássaros excluídos ao bando, tornamos ao ninho — amados ou não — palhaços borrando risos.

“Ópera Bufa”, de Caetano Lagrasta, é meu livro de cabeceira. Virou-mexeu seus versos pintam novos desenhos na minha cabeça. Gostei tanto dele que, anos depois, casei com seu autor.

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

