Coluna Plural | Palavra-borboleta

Por Tatiana Kielberman


A primeira vez em que a palavra veio me visitar, pousou-me feito borboleta que escolhe a dedo o seu jardim. Encantou por suas imensas possibilidades e, sobretudo, pela imaginação despertada na criança que eu era…

Tinha apenas cinco anos de idade, mas lembro como se fosse hoje: num piscar de olhos, escrevi um bilhete em poucas linhas, finalizado pelo que poderia ser chamado de meu nome — ou “uma tentativa de” — e o entreguei a uma amiga de minha mãe, que sempre me foi muito estimada.

Ao tocar os olhos naquele pedaço de papel, sua reação foi tão emocionada que foi impossível não me contagiar: eu me tornei parte, e não apenas motivo daquela alegria. Havia, enfim, aprendido a — começar a — escrever…

A palavra-borboleta não apenas fez morada, como também contagiou o ambiente para que outras surpresas acontecessem. Vieram as leituras… o gosto pelos diários de menina — devidamente protegidos com seus cadeados —, os concursos literários na escola, os passeios intermináveis por sebos-bibliotecas-livrarias…

Como me esquecer da festa do primeiro livro, antes de me alfabetizar? O título ainda se mantém expressivo em minha memória: “o outro lado esconde um sonho”, de Jussara Braga… Leitura infantil-modesta-despretensiosa, mas que — àquela época — despertou o meu melhor. Acendeu a chama. Apresentou-me a um prazer que jamais se esgotaria.

Hoje, meu jardim vive repleto de palavras-borboletas — das mais variadas espécies, cores e dimensões… Elas não me deixam esquecer de quem sou, tornando a trajetória mais suave através dos voos que se materializam no papel.

E não me sinto só, porque a palavra reside em mim.

4 comentários em “Coluna Plural | Palavra-borboleta

Adicione o seu

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

