Coluna Plural | Livros que não foram terminados

Por Chris Herrmann


Acordei pensando naqueles livros que teriam sido se eu tivesse escrito, começado ou terminado. A mesa cheia de papéis denuncia minha preguiça, falta de criatividade ou ansiedade? A dinâmica da literatura parece me sucumbir. O que você, leitor interessado nas minhas linhas, me diria num momento desses? Tenho medo. Tenho medo de pensar sobre isso, e mais medo ainda de não pensar.

Retorno à mesa de trabalho. Ligo o computador e fico olhando para a tela, como se dela, viesse a resposta. Meus dedos tremem. Largo o teclado e remexo meus papéis. Ah, tantas ideias malucas sobrevoando minha cabeça fumegante… talvez seja este o problema, pensei. Você me perguntaria: Mas onde está o problema, nas ideias malucas ou na cabeça fumegante? Eu diria: Nos dois! Mas o problema não acaba aí. A forma de escrever tem que te tocar, querido leitor. Tem que te fazer estremecer e te emocionar. Tem que te levar ao inferno e ao paraíso…

Comecei a escrever um livro há anos e engavetei o coitado. Depois outro e outro. E sempre penso em mais algum só para demonstrar a mim mesma que incompetência não tem limites e ainda pode tomar o poder sobre mim. Então comecei a folhear os que já publiquei. Perderam aquele cheirinho de novo, sabe? Mas ainda tem o aroma e a beleza da poesia que circundava a minha cabeça em algum momento da minha vida, até a independência que lhe foi prometida chegar. E chegou.

Hoje estou mais calma. Volto a escrever mergulhando num dos pequenos mundos que se alimentam da minha voz. Sei que há livros inacabados na gaveta. Sei também que há papéis desordenados sobre a mesa imitando os meus neurônios. Mas por que me desesperar? Eu e você, caro leitor, somos livros com honrosas páginas em branco. Somos todos, histórias inacabadas. A vida e o mundo (este casal tão pouco explorado) estão sempre em movimento de transformação e nem sabemos ainda no que vai dar. E é esta beleza que fascina tanto a mim quanto a você, e a quem mais interessar possa… o romance eterno, inacabado por natureza.

Anúncios

2 comentários em “Coluna Plural | Livros que não foram terminados

Adicione o seu

  1. Tenho livros na gaveta também. Não desista. Sempre deixo projetos em andamento, até para me motivar na vida. Ter algo a fazer. Mas termino alguns e lentamente vou tentando uma editora. Não é fácil mas tem que se mover nesse sentido, tentar e tentar e tentar. É importante porque somente assim um dia alguém poderá ler. Não desista. Insista. Melhore a cada dia e sentirá força para prosseguir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: