Palava do Editor | Nosso cartão de visitas…

Por Lunna Guedes

 


 

A Revista Plural começou a surgir em meados de 2012… quando reuni meia dúzia de amigos das letras e preparei 04 exemplares. Era para ser uma publicação impressa… com formato de zine — uma MOSTRA do conteúdo produzido para os nossos blogues — que era moda e estava no auge — o elemento PLURAL.

Escrevíamos em ritmo alucinado para a essa ‘poderosa ferramenta’… vários posts ao dia. E nos encontrávamos duas vezes por ano — nos famosos encontros de blogueiros… uma festa. Estava na moda pensar-escrever-comentar-trocar-opiniões… e aproveitamos o momento, certo de que era passageiro — e foi…

Reuni uma turma interessada em participar da publicação… em formato A4, com folhas grampeadas — míseras 35 páginas… onde se podia ler sobre os mais variados temas: música, cinema, teatro e literatura. Um belo conjunto de ‘ensaios’ pulsantes e descompromissados.

Eu me lembro que estava encantada com o formato alternativo dos ZINES… que conheci através de uma artista plástico na Casa das Rosas. Ele era todo alternativo. Seu desenho colorido e seu estilo humano todo preto e branco. Conversamos sobre a realidade artística numa espécie de previsão do futuro… engessado da realidade. Ele dizia — como apaixonado pelo ‘submundo’ — que nem a mais poderosa das tecnologias iria impedir os saudosistas de manter o formato alternativo. A contra-cultura sempre existiu e sempre vai existir — dizia ele, com o peito estufado-cheio, apaixonado.

Ele me apresentou a um sem-fim de ZINEIROS… formatos lindíssimos passaram pelas minhas mãos em encontros movidos a cerveja e rock. Uma loucura criativa e literária… me apaixonei e fui atrás de encontrar nessa seara — um caminho particular para minha amalgama.

A Revista Plural acabou por ser o embrião da Scenarium — que completa quatro anos de existência nesse mês de agosto… e a Revista passou a ser o nosso principal cartão de visitas. Ando com alguns exemplares em mãos e digo, com satisfação ímpar: essa é uma Mostra Plural do nosso trabalho…

3 comentários em “Palava do Editor | Nosso cartão de visitas…

Adicione o seu

  1. aaaaaaaaaaaaaaaaaaa que incrível! eu amo zines, tenho várias numa caixinha *-* e também já montei várias ❤
    e sim, aqueles desenhos no meu blog são meus *-*
    Com amor,
    ❤ bruna-morgan.blogspot.com ❤

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

