COLUNA PLURAL | A leitora que eu gostaria de ser…

Por Tatiana Kielberman

 


 

Penso na leitora que eu gostaria de ser e meu coração se aquece ao vislumbrar as possibilidades de tal feito! Sonho — acordada — em tocar o livro que repousa sobre a mesa do café ao lado, nas primeiras horas da tarde… e que chega aos meus olhos, sem que eu possa tomá-lo em mãos e desfrutar do gesto — delicioso — de virar página por página. O tempo é faminto e avança… matreiro!

Distraio-me com a realidade, e observo a figura de mulher sentada à minha diagonal… vejo — de relance — que não trouxe laptop, tendo todo o tempo para se dedicar ao seu companheiro ‘de aventuras’. Em suas mãos, ‘Paula’, de Isabel Allende, repousa e ressoa em mim.

Na volta para casa, encontro pelas ruas — percorridas com a típica pressa paulistana — um garoto… e me esforço para descobrir Pessoa em suas mãos. Ele parece degustar cada estrofe na mesma leveza com que seus pés tateiam as calçadas conhecidas… sem pressa alguma. De uma esquina a outra, um poema. Atravessar a rua é o tempo exato de um virar de páginas.

Passo pela Livraria — cenário conhecido — e me deparo com uma moça sentada num daqueles puffs coloridos e espalhados — propositalmente — entre prateleiras. Ela age como se estivesse na sala de sua casa, com fones de ouvido e três ou quatro livros ao seu alcance. Vira páginas e faz anotações num pequeno moleskine, não sei se por dever ou prazer…

Não há um único dia sem que eu esbarre-habite em alguma dessas figuras. É como se a leitora que gostaria de ser vivesse apenas em outros corpos… e acenasse para mim, num misto de ironia e provocação. Quem sabe amanhã nos encontremos — no mesmo lugar e espaço.

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

