Coluna Plural | Para que servem os clássicos da literatura?

Por Joakim Antônio

 


 

Olho para a prateleira e vejo uma extensa fileira de livros do passado, mesmo hoje, pela raridade, custando muito no mercado.  Olho para o leitor de livros digitais em minha mão, com uma propaganda em destaque, por um preço módico mensal, uma biblioteca de Alexandria à disposição. Sempre com ênfase nos clássicos, mas clássicos para quem?

Se pegasse alguns dos livros que li, sem passá-los para linguagem atual, um menino perguntaria de onde veio aquela escrita alienígena. Nada parecida com o que há na escola. E ele está certo. Um dos grandes erros, de alguns professores, é apresentar certos livros cedo demais. Impingindo sua leitura e, desde aquele momento, incutindo na criança a famosa ideia de que: “é preciso ler os clássicos, senão nunca terá uma boa escrita!”.

Fico pensando o que seria dos meus avós, vindos de viagem no pau de arara e sem ter lido um clássico sequer. Mas pegue as cartas que trocavam e cada uma supera, em muito, os contos de muitos escritores. Se você ainda possui algumas cartas antigas em casa, pegue-as e leia-as atentamente. Há muita coisa para ser saboreada nas histórias de nossos antepassados, geralmente usando da escrita alienígena, para os que estão começando agora.

Eu havia separado frases e definições do que é um clássico em cada país, para cada pessoa, em cada tempo etc. Mas seria insistir no que já sabemos, pois sempre existirá quem exalte ou condene diversos livros por motivos diversos, que vão dos mais absurdos, até as mais abalizadas opiniões.

A verdade é que não há como descartar, o que para cada um de nós é classificado como um grande clássico. Podemos até deixá-lo de lado, mas ele fica nos perseguindo. Aquele livro que nunca lemos, mas não foi imposto que seria um pecado deixá-lo de lado e, por isso mesmo, vivemos citando-o, pois cada vez que outro ou nós mesmos lembramos-nos dele, sentimos uma agulhada no cérebro. Para alguns, pela insistência de algo que não lhe fez falta. Para outros, na voz da antiga professora, às vezes até rogando a praga do: “você se arrependerá depois”.

Não podemos deixar de notar que, para quem se aventura em clássicos diversos, há o prazer de reconhecer certas frases. Claro que isso não serve como argumento para salvar os clássicos, nem eles precisam ser salvos, pois há diversos caminhos e possibilidades, ou como diria um famoso detetive… “Elementar, meu caro Watson!”*. Cada um sabe o que lhe cabe na literatura. Um contador de histórias, escritor, professor, aluno, leitor assíduo ou iniciante, possuem cada qual seu objetivo. Cabendo a todos o respeito mútuo e, se possível, a colaboração à abertura dos olhos do outro, para o universo de possibilidades que os clássicos certos, a cada um, poderá lhes trazer.

Em algum lugar, um menino pergunta pra que servem aquelas velharias. Ao passo que um sábio responde: “Por que é preciso ler os clássicos?” — “Porque é preciso aprender o novo.”

 


 

*A famosa frase atribuída ao célebre Sherlock Holmes, nunca foi encontrada em seus livros. Ela não faz parte de nenhuma de suas obras. Entretanto, seria negligência negarmos que o filme a tornou um marco.

Anúncios

Um comentário em “Coluna Plural | Para que servem os clássicos da literatura?

Adicione o seu

  1. atrevo-me servem tanto quanto os  populares o populacho vil que toca choro e come torresmo a milanesa

    somos todos filhos da governança espúria dos corruptores (o  MERCADO) ao fim e ao cabo vira latas sem rabo

    somos todos honestís simos e  prontos a perdoar os gigantes da empulhice do calhorda  e da mesmisse somos isso

    e  pra que servimos?

    caetano lagrasta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: